Vivemos numa época privilegiada, ainda que em uma pandemia de grandes proporções e consequências. Vacinas estão próximas. (Esqueçam Brasília, por algum tempo.)
Quatro conjuntos de melhorias caracterizam nossos tempos
1. Melhores ferramentas, em seu mais abrangente sentido.
2. Mais conhecimento, ou seja, os conteúdos, a possibilidade e a habilidade de aprender e de se manter “educado”.
3. Mais escolhas – e às vezes, tantas que torna difícil a decisão.
4. Mais poder – derivado do conhecimento e do aprendizado contínuos.
Transportando-as para o microcosmo da corretora, todos esses recursos têm um claro objetivo: contribuir e facilitar para mais e melhores vendas; ter clientes satisfeitos, que repitam e façam novos negócios; ajudar conquistar novos clientes; não perder os antigos e ainda tornar a operação fácil, fluida e de baixo custo.
Este senhor, denominado consumidor, mudou e mudou brutalmente seu comportamento de compra. Acompanhar sua jornada, ao longo da vida, é uma aventura e um feito a comemorar.
Não é demais relembrar que as pessoas não compram produtos, compram expectativas. Não seguro, mas proteção. Não apólice, mas garantias e coberturas.
Trazem para o ato da compra, um conjunto de expectativas, que desejam sejam satisfeitas:
1. Porque há abundância, querem opções
2. Porque há opções, tem critérios de escolha
3. Porque há escolha, preferem aquelas que lhes fale ao coração.
Querem experiências, que possam ser vividas e sentidas. E, somente, uma conexão emocional pode propiciar este sentimento.
1. Produtos e serviços dão satisfação.
2. Benefícios e eventuais incentivos ou brindes dão prazer
3. Relação personalizada dá afeição. E somente ela pode gerar este sentimento. E é construída, normalmente, com pequenas atitudes.
Porque, os negócios são uma metáfora da vida, queremos conexão emocional.
Até o próximo!
Um abraço,
Itamar Z.